domingo, 28 de março de 2010

Quem sou eu?

Semananinha braba essa que passou.
Chorei.
Senti o coração apertar.
Me arrependi de milhares de coisas que fiz na minha vida como um todo.
Torturei minha mente pensando em coisas tão fúteis que agora até acho certa graça.
Fiz muitas coisas das quais não me orgulho.
Me arrependi por várias outras que deveria ter feito.
Mas o que mais me perturbava eram as perguntas que eu não conseguia responder.
Se sei que é errado, por que faço?
Se sabia que não daria certo, por que comecei?
Se não era o que queria, por que fiquei?
Se sabia que minhas atitudes levariam ao mesmo fim, por que tomei o mesmo caminho?
Analisando o que meus amigos passaram vi que de certa forma todos passamos por esses questionamentos, e poucos de nós sabemos as respostas.
E há um certo quê de mistério em torno disso tudo.
Os que sabem, não contam.
Os que dizem saber, não sabem.
E os que acham saber, só se enganam.
Recebi tantos conselhos que poderia montar uma loja e vender alguns deles.
Não que tenham sido todos inúteis, mas é difícil saber o que é verdade e o que não é em tudo o que as pessoas falam.
Percebi também que muitas das pessoas (nem todas, mas a maioria) que me davam ombro para chorar seguiam aquela regra da vida de faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.
Falar realmente é muito fácil.
Diziam que o tempo vai curar o que estou passando, que é só uma fase, que eu preciso fazer isso, aquilo e não sei mais o que.
Disso eu sei, qual a novidade?
Agora quero ver se alguém é capaz de me dar o como fazer.
Tirando alguns conselhos que me foram muito úteis, resolvi que o melhor a fazer seria me isolar e responder as perguntas que tinha.
Sozinho.
Acho que esse momento foi o divisor de águas no meu momento.
Desta vez citarei uma frase de Friedrich Nietzsche, muito pertinente para, finalmente, contar-lhes como comecei a me libertar.
(Sim, estou livre).
“A fórmula da minha felicidade: um sim, um não, uma linha reta e um objetivo.”
Começarei explicando o que é o “sim” da história toda.
Fiz uma pergunta a mim mesmo antes de começar a análise mais profunda.
Quem sou eu?
Pelo perdão da expressão, mas PUTA QUE PARIU que perguntinha difícil.
Vamos lá.
Pensei com muita calma, com muito nervosismo, com muita ansiedade e com muita raiva antes de chegar à resposta, mas cheguei.
Certa vez em uma sessão com uma psicóloga ela pediu que eu citasse os meus defeitos e minhas qualidades.
Como é o normal com quase todas as pessoas foi mais fácil citar meu defeitos, mas ela me ensinou a me fazer duas perguntas cruciais para entender quem eu realmente sou:
Vou começar com a primeira pergunta: Por quê?
Sou ciumento porque tenho medo de perder quem eu amo.
Sou inseguro porque tenho medo de perder quem eu amo.
Esses são os dois maiores defeitos que tenho quando me relaciono com alguém.
Agora vem a segunda pergunta: Posso mudar?
Aí entra o sim da citação de Nietzche.
Vi que as minhas maiores preocupações eram em querer mudar a realidade das coisas.
Como mudar?
Não querer que as pessoas sejam o que eu quero que elas sejam, mas ao invés disso me relacionar com pessoas que tenham os mesmos interesses e objetivos que eu.
Selecionar!
O não da história posso resumir em um pensamento, simples e verdadeiro:
Não vou mais me torturar por pessoas que não merecem.
Não vou mais me torturar por coisas que estão fora do meu controle.
Não vou mais me torturar por nada que não contribua para minha busca da felicidade plena.
A linha reta é o caminho que tracei para mim mesmo.
Sem desvios e interrupções.
Sem inutilidades e aflições desnecessárias.
Sem sofrimentos causados por mim mesmo.
O objetivo?
O mesmo que todos têm: Ser feliz.
Concluído esse processo de análise eu percebi coisas que antes estavam subentendidos, que na verdade sabia que existiam, mas que não conseguia enxergar claramente, conscientemente e que até pode parecer presunção, mas quem realmente me conhece sabe o que estou dizendo.
Sou uma pessoa diferente dos padrões atuais.
Não procuro uma pessoa que me dê prazer momentâneo até eu achar outra que seja mais bonita, que tenha um corpo melhor, que tenha mais dinheiro ou que tenha qualquer outra coisa melhor do que a que estou.
Eu quero crescer ao lado de uma pessoa.
Eu quero preparar meus jantares a luz de velas.
Eu quero mandar rosas no trabalho do meu amor para alegrar mais o seu dia.
Eu quero comprar uma caixa de chocolates.
Eu quero escrever um bilhete dizendo “Eu te amo” todos os dias da minha vida.
Eu quero compartilhar minha felicidade e minhas tristezas.
Eu quero alguém para completar, não subtrair e nem anexar.
É muito difícil achar essa pessoa.
Perdi as esperanças?
De maneira alguma.
Para finalizar quero agradecer todas as pessoas que estão acompanhando meu trabalho e meu processo de busca pela tão sonhada felicidade.
Aos meus amigos meu infinito carinho.
Aos meus leitores meu muito obrigado pelo carinho e pelos comentários.
Aos leitores que me enviaram suas história, saibam que as li e vou escrever.
Semana que lhes contarei uma história vivida por um de meus leitores que sofreu muito, mas, assim como eu, aprendeu que há sempre um aprendizado e que devemos nos ater a ele da forma mais voraz que podemos para, assim, não cometermos o mesmo erro novamente.
By Davi.

9 comentários:

  1. Realmente, muito o que aprender e muito o que entender sobre nós mesmos, e não há caminho melhor, talvez caminhos mais fáceis, mas não com as respostas que queremos. Estou curioso sobre a história da próxima semana, beijos no coração.

    ResponderExcluir
  2. sei como é ter esses momentos de reflexao ttenho os meus com muita frequencia...]
    parabéns por mais um texto mara

    ResponderExcluir
  3. Amei...
    saber quem somos e procurar as respostas pra nossas próprias questões realmente não é nada fácil, talvez a mais dificil das missões.
    Passamos a vida procurando e procurando e as vezes (mtas delas) as respostas estão tão perto, só não estamos acostumados a vê-las.
    Já estou curiosa pra ler a próxima rs
    Bjinhossss

    ResponderExcluir
  4. Ma do céu, fico passada com tudo que vc escreve..
    Concordo com grande parte das coisas..
    Sabe que to aqui sempre..
    E continue escrevendo para podermos bisbilhotar aqui e aprender sempre um pouco.

    Beeeijãão :)

    ResponderExcluir
  5. Sim, falar eh muito facil realemnte ainda mais quando quando estamos falamos sobre coisas q nao envolvem os nossos sentimentos, eh muito facil dar conselhos sobre uma situaçao da qual nao se esta envolvido o dificil eh viver aquele momento e ainda sim conseguir pensar em algumas respostas =xx

    ResponderExcluir
  6. Querido, essa fase de autoanálise é muito importante pra todos nós, é bom saber que vc se encontrou nesse momento e se permitiu entrar nessas questões. Desejo toda a luz pra você!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. sim vooc esta indo em busca do que e mais lindo parabens !

    ResponderExcluir
  8. É impressionante, assustador até...exatamente o que eu sinto agora! Achei definições...esse post É FODÁSTICO!

    ResponderExcluir
  9. Uauuuuuuuu!!!! Querido!!! Q reflexao mais linda e mais verdadeira!!!! Vc consegue transformar em palavras o q vai no coração... e nao só no seu coração, vc da voz ao coração humano...
    ... é é assim, entre uma escorregadela aqui e outra ali... assim vmos tentando acertar, n é??
    Beijos no seu coração!!

    ResponderExcluir